sábado, 24 de abril de 2010

Caso de polícia?

Quem vem acompanhando a literatura situada na interseção ente a psicologia e a educação pública pôde perceber que, há algumas décadas atrás, os professores solicitavam ajuda dos profissionais da área "psi" (psicólogos, psiquiatras, neurologistas, psicopedagogos, etc.), para que estes pudessem resolver os problemas com os alunos, que não tinham solução em sala de aula. Vários estudos apontaram, inclusive, que muitos dos encaminhamentos a esses profissionais se davam sem qualquer critério objetivo. Embora esse tipo de "parceria" nefasta ainda se mantenha nos nossos meios escolares, um outro tipo de relação tem se estabelecido entre os atores escolares e a sociedade extra-muros. A escola tem buscado recorrentemente a ajuda da polícia para resolver problemas, que, na grande maioria das vezes, deveriam ser tratados dentro do âmbito pedagógico. Fica um alerta às instituições formadoras dos profissionais da educação, para que estas incluam nos seus currículos competências relativas á prevenção e resolução de conflitos, sejam estes violentos ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário