sábado, 8 de maio de 2010

Respeito é bom e todo mundo gosta!



Os professores, como já é sabido, têm sofrido com o exponencial aumento da violência nas escolas. Como tenho defendido em sala de aula e nesta seção do blog, as instituições de formação docente precisam concentrar esforços para que os futuros professores promovam, em sua prática pedagógica, ações preventivas e, quando necessário, remadiativas, no que tange ao aparecimento da violência escolar. No seio dessas ações, não poderia ficar de fora algo que é essencial a qualquer relação que vise ser harmônica e, principalmente, que tenha como objetivo a formação de cidadãos que sejam conscientes do seu papel para a formação de uma sociedade justa: o RESPEITO!
Infelizmente, tenho tido notícias cada vez mais frequentes, trazidas por alunos que realizam observações em salas de aula, que os professores costumam ofender, desqualificar, menosprezar e até humilhar os seus alunos publicamente. Talvez os professores não acreditem que estes também são atos violentos. Talvez, imaginem que a violência só se concretize na materialidade do gesto agressivo, principalmente quando provoca danos físicos a objetos ou pessoas.
É preciso aceitar que há violência - e uma violência covarde, se é que alguma não seja - quando aquele que deve contribuir para a promoção do potencial de crianças e jovens - e também de adultos - se vale da sua posição privilegiada para diminuir e/ou hostilizar essas pessoas. As relações professor/aluno precisam ser mais profissionais e perder esse viés do que há de pior nas relações parentais. É imprescindível que os educadores se dêem conta do efeito nefasto que produz em seus alunos, quando se dirigem a eles com ofensas ou palavras de descrédito. Afinal, respeito é bom e todo mundo gosta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário