sábado, 5 de junho de 2010

Aquele algo a mais...

Já chamei a atenção, neste blog, para as ações dos chamados "movimentos sociais" e como eles têm conseguido algo que a escola pública tem perdido pouco a pouco: a possibilidade de reencantar a aprendizagem. Em grande parte, o sucesso dos movimentos sociais se dá em função destes oferecerem às crianças e jovens das suas comunidades um espaço onde eles podem exercitar a escolha, a criatividade, a aprendizagem, o sucesso, a autonomia e o desenvolvimento de habilidades e a consequente auto-confiança.
Quase sempre essas ações sócio-pedagógicas realizadas por ONGs ou por voluntários, possibilitam a participação em atividades artísticas e/ou esportivas associadas às atividades escolares ordinárias (perdoem o trocadilho). Nessas outras atividades, os participantes vão experimentando o prazer de aprender, e este prazer, regido pela mudança de avaliação das próprias capacidades (sim, eu posso aprender!!!), os leva a investir com mais confiança nas aprendizagens de conteúdos escolares.
Nos dois vídeos que se seguem, veremos um exemplo de como uma escola situada em uma região com alto índice de violência transforma a sua própria realidade utilizando o jogo de xadrez como um algo a mais que vincula afetivamente os jovens à sua escola e às suas próprias possibilidades enquanto aprendiz, evidenciando ainda mais a importância da utilização de jogos de regras como situações privilegiadas de aprendizagem.